Ortodontia

img1_ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia, responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das irregularidades nos dentes e na face.

Atualmente, trabalhamos com aparelhos ortodônticos de última geração, que são os BRAQUETES AUTO-LIGADOS, proporcionado benefícios diferenciados ao paciente.

Estes BRAQUETES AUTO-LIGADOS, proporcionam um tratamento mais rápido, com um menor número de visitas do paciente ao consultório, e proporciona também um menor custo biológico aos dentes e aos tecidos que circundam o mesmo.

Veja o vídeo abaixo:

Isto ocorre, porque nestes BRAQUETES AUTO-LIGADOS, o atrito do fio com o braquete é menor. O atrito é o grande “vilão” da ortodontia. Desta forma, quanto menor for este atrito, menor força se desprenderá sobre o dente, gerando desta forma uma movimentação dentária mais rápida e confortável para o paciente.

Aparelhos Estéticos

braquete_estetico

Nestes aparelhos, os braquetes são de porcelana (cerâmica), translúcidos, proporcionado estética para aqueles que não desejam o “sorriso metálico”, dos braquetes metálicos.

Quando começar a tratar?

img2_ortodontia

O tratamento ortodôntico pode ser realizado tanto em crianças quanto em adultos.
No entanto, quanto mais cedo se diagnosticar um problema, maior serão as chances de se alcançar o sucesso.

Em relação as crianças, o ideal é fazer uma 1º avaliação por volta dos 7 anos de idade. Neste momento poderemos avaliar qual será época para intervirmos.

Porque tratar?

Dentes mal posicionados geram problemas para a saúde, tais como cáries e doença periodontal, devido à uma maior dificuldade de higienização.

Esteticamente, dentes alinhados e nivelados, aumentam a auto-estima do paciente, levando o mesmo a realização nos relacionamentos pessoais e profissionais.

A função também é muito importante. Dentes tortos e desalinhados, dificultam a mastigação, a fala, respiração,  podendo desencadear dores musculares, dor de cabeça, mau hálito, dores e estalo ao redor do ouvido.

Aparelhos em Adultos

aparelhos_em_adulto

Hoje em dia 50% dos nossos pacientes ortodônticos, são adultos. Não existe limite de idade para se colocar um aparelho ortodôntico. Se este paciente adulto necessita do uso de aparelho e tem condições periodontais saudáveis ( gengiva e tecido ósseo), ele tem grande potencial de sucesso em seu tratamento.

Aparelhos em Adolescentes

Nesta fase da juventude, está ocorrendo o surto de crescimento puberal do adolescente. Neste momento a face cresce e se desenvolve, sendo importante aproveitar este momento para correção dentária associada a correção da direção dos maxilares (maxila e mandíbula).
São utilizados aparelhos fixos e/ou ortopédicos.

Tratamento Orto-Cirúrgico

Não são todos os casos que conseguimos tratá-los somente com os aparelhos.
Existem situações em que há uma desarmonia entre a s bases ósseas (maxila e mandíbula).

Quando o paciente é criança ou adolescente , podemos até conseguir um sucesso no tratamento sem recorrer a cirurgia, mas nos pacientes adultos, que apresentam esta desarmonia, associamos o tratamento ortodôntico ao tratamento cirúgico.

O uso de Mini- Implantes na Ortodontia

mini_implantes_img

Os mini-implantes são pequenos parafusos de Titânio que chegaram a algum tempo, para ser mais uma ferramenta para os ortodontistas, com o objetivo de facilitar, agilizar e dar mais conforto nas movimentações dentárias.

Estes mini-implantes são facilmente instalados e removidos e totalmente indolores.

É necessário o uso de aparelho removível após o uso de aparelhos fixos?

Após a correção dos dentes mal posicionados através dos aparelhos fixos (peças de metal ou de cerâmica coladas na parte externa de cada dente) é necessária a contenção da posição dos dentes por um determinado tempo. Isto é feito para que o tecidos ósseo e gengival se adaptem às mudanças na posição dos dentes. A contenção pode ser feita com aparelhos removíveis ou fixos (os fixos são colados na parte interna dos dentes). Nos caso onde são indicados aparelhos removíveis para contenção do tratamento ortodôntico é fundamental a colaboração do paciente para a estabilidade do tratamento.

Cuidados com o Aparelho Ortodontico

Escove seus dentes imediatamente após as refeições. Existem tipos de escovas ortodônticas adequadas para uma boa higiene do seu aparelho;

– Use o fio dental todos os dias com ao auxílio do passa-fio;

– Não mastigue objetos estranhos como lápis, canetas, clipes;

– Evite alimentos duros (nozes, pipoca), grudentos (goma de mascar), refrigerantes e doces;

– Corte alimentos sólidos em pequenos pedaços para evitar danos ao seu aparelho;

– Quando houver quebra do aparelho (descolagem de braquetes, bandas ou fio solto) telefone imediatamente ao seu ortodontista para consertá-lo.